sábado, 21 de novembro de 2009


Vc tb, ja tc assim?
Nos dias atuais estamos cada vez mais conectados a rede mundial de computadores, com isso as expressões usadas neste mundo ficam cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Mas, fica uma pergunta no ar, será que esse Intenetês, assim chamado nova forma de abreviar as palavras, pode atrapalhar a escrita dos jovens na escola, local onde é exigida uma escrita formal da Língua Portuguesa?

Levamos em consideração que a essa moderna maneira de se expressar já esta presente no Brasil a mais de oito anos, e não está sendo usado nas salas de aulas, como é que vamos ter essa preocupação em se tornar uma escrita normal no dia a dia? Essa escrita é usada para interagir apenas pela a web, uma vez que essa demanda globalização, e como globalização denota uma forma rápida, prática de agir sobre as coisas, é evidente que fique mais fácil a compreensão de ambos os indivíduos.

Pesquisas recentes mostraram que jovens usuários de internet sabem diferenciar à hora de escrever formalmente a Língua Portuguesa do jeito Internetês de usá-la na web, o que se pode dizer que nunca levam a escritas com palavras abreviadas para a sala de aula.

O internetês é assim, um aliado na comunicação para que todas as classes sociais possam interagir usando um mesmo tipo de prática, pois, é uma forma rápida de passar a mensagem da mesma forma que a tradicional (escrita formal).

Entretanto, percebe-se uma frequente utilização dialógica nas salas de aula, os chamados vícios de linguagens. E, esses devem sim ser um problema a ser tratado na sala de aula, pois na vida temos que se comunicar usando a fala, e muitas vezes são as conversas que vão nos levar para um bom crescimento tanto pessoal como profissional.

Futuramente pode ser que o Internetês possa tornar a comunicação mais eficiente fora da web, entretanto, acredita-se que dentro do ambiente escolar e em documentos formais ele não será permitido, uma vez que temos uma forma convencional de usar língua, a chama Norma Padrão.

Portanto, temos que aprender a conviver com essa nova forma de escrita, que facilita a comunicação não formal, sabendo que se tratando de escrita, existe uma maneira formal de escrever a língua. No entanto, Infelizmente ainda temos indivíduos que dizem, com uma extrema falta de conhecimento sobre o Internetês, que essa forma de comunicação é um “desrespeito a língua portuguesa”. Todavia, pergunto: não seria mais desrespeito condenar uma forma de escrita que tem uma interação rápida pela a web e aproxima várias pessoas de diferentes culturas?

Autor: Robson Pierry.
Segundo período de história.

6 comentários:

  1. Legal, bem detalhado, e a img deo aquele aspecto de descontração, gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Podem até não levar essa forma de escrita para sala de aula, mas escrevem errado que é uma belaza! E um dos fatores certamente é este, (até porque a situação tem piorado).

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir
  3. Caro Amingo Emanoel.
    Em que sentido você coloca que a internet é a causadora de uma escrita errada na escola?

    ResponderExcluir
  4. Pierry, gostei do artigo, achei otimo a forma como vc esplicou e questionou essa nova linguagem, mas como Emanoel, eu tambem nao comcordo que essa linguma "possa" ser utilizada fora da internet,como vc falou no 6º paragrafo, ate porque mesmo para quem for trabalhar com esse tipo de limguegem ja pensou como seria engraçado, mas não seria legal, porque faltarima informaçoes, ate mesmo porque demoraria paras as pessoas mais "classicas" se acostumessem a utilizar esse tipo de lingua.

    Leo Melo

    ResponderExcluir
  5. Quando eu coloco que futuramente pode ate ser usada, coloco em um contexto que vai ser a nossa geração a usar esse novo tipo de escrita (não certa), mas eficiente.
    Jornalistas usavam ou, usam ainda uma forma de escrever parecida com o Intenetês , em entrevistas escritas (o entrevistado fala, o entrevistador escreve), para ser publicadas em jornais, revistas e outros.
    Então uma forma de escrita mais rapita já é usada, e por que o Intenetês não seria bem usado também?

    ResponderExcluir
  6. De fato Robson, qualquer que seja a variação vem diante de uma necessidade, tentando enriquecer as possibilidades de comunicação, assim afirmar que o internetês vem prejudicar a forma culta só tem sentido se o indivíduo só tiver contato com este tipo de texto.

    Um Abraço
    Ecia Mônica

    ResponderExcluir