sábado, 14 de novembro de 2009

Uma escrita melhor para a sociedade

A internet é um meio de comunicação de massa que permite a difusão rápida dos acontecimentos no mundo. Porém esse meio vem comprometendo a escrita culta da língua portuguesa.

A forma que a maioria das pessoas usam para se comunicar via internet tem causado um problema em nossa escrita. Isso ocorre quando usamos gírias e palavras abreviadas nos bate-papo, nas mensagens de e-mails, MSN, entre outros. É comum observarmos constantes erros de ortografia diante desses diálogos cada vez mais apressados.

Devemos ressaltar que, se a população utilizar-se uma escrita padrão culta para interagir nesse “mundo virtual”, seria mais uma maneira de expandir uma linguagem correta em nossa sociedade.

Assim, poderíamos usar a internet para aperfeiçoarmos a escrita culta da língua portuguesa e dessa maneira todos os usuários seriam beneficiados, pois uma sociedade culta, independentemente de classe social, é aquela que busca na sua língua o refúgio para reflexão e expansão do pensamento.


Jozeilma Barros
2º Período de História

4 comentários:

  1. Não defendi dessa forma o meu artigo, mas achei muito interessante o seu último parágrafo.

    ResponderExcluir
  2. Legal, adorei o tema, apesar de todos termos tratado de algo igula, ou parecido, porem relçamente adorei a sua concordancia neste pequeno assunto referido a norma culta e vicios de linguagem.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que voce falou nesse ultimo paragrafo Joseilma, se a internet fosse usada para aprimorar a norma culta seria otimo.

    ResponderExcluir
  4. Jozeilma, pensar na língua com apenas uma variação, é identificá-la como morta, as variações aparecem justamente diante de uma necessidade, o internetês vem agilizando a comunicação que é uma exigência da internet, portanto vejo-o como enriquecimento da língua e compreendo que somente maus leitores, é que serão habituados a utilizá-lo em situações que não são próprias ao uso.

    Um Abraço
    Ecia Mônica

    ResponderExcluir