quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A RESPONSABILIDADE EM SE ADEQUAR EM CADA AMBIENTE.

Nos tempos atuais a sociedade e a modernidade exige de nós rapidez no aprendizado e também nas práticas de relacionamento com as pessoas. a velocidade da internet implica aos seus navegantes praticidade e agilidade para alcançá-la. Nunca se escreveu tanto quanto em nossos tempos modernos, isso tem grande envolvimento desse veículo de comunicação.

A partir dessa reflexão pode-se destacar também a questão da escrita nesse mesmo ambiente veloz que é a internet. Em cada lugar tem determinadas ordens de comportamento, essa mesma afirmação é válida para a escrita, se for necessário ser culta, exigi-se a responsabilidade de executá-la, porém em ambientes como blogs, e-mails, bate-papos, por exemplo, a escrita informal se encaixa, se adequa. O ser humano ao longo da história sempre passou por processos de se adequar a algum ambiente, da mesma forma hoje percebe-se que também a uma porção da sociedade é contra as novas tendências que a escrita assumiu, esquecendo que pode ser informal em determinadas situações.

Essa linguagem na internet deve ser informal, uma vez que se trata de um bate-papo, no entanto, acontecem várias abreviações inusitadas, inventadas, cometendo assim muitos erros de ortografia por causa da rapidez com que têm de escrever para conseguir conversar com três ou mais colegas, o que aumenta as dificuldades com a norma culta. A escrita que utilizamos para nos comunicar na internet traz todas as características da diversidade e variabilidade do português falado no Brasil, a questão se amplia nesse momento em que traz à tona a linguagem internética e suas novidades e a língua culta com sua forma tradicional do português bem escrito e falado. Há pessoas que misturam os dois estilos, utilizando-os em ocasiões erradas por isso é que ressalto aos internautas a responsabilidade de está atento ao momento social que se está sendo vivido e mostrar seu potencial em qualquer ocasião, podendo assim se sair bem em diferentes ambientes e se associando cada vez mais a esse mundo cheio de contrastes entre o eletrônico e o culto tradicional.

João Pereira Junior
2º Periodo de Historia

Um comentário:

  1. Aspecto inportante a ser tratado,é este de saber se adaptar ao meio... A muito tempo os seres ditos como homens conseguem este calculavel fato, e hoje em dia para com a linguagem não é diferente, a dialetica previne estes tipos de interferencias, afinal usos, ou mal usos da linguagem culta nada mais é se não um conceito dialetico.

    ResponderExcluir