sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Costume Mata a Escrita?

A linguagem é a uma maneira de percebermos o mundo, ou seja, conhecemos apenas aquilo que nomeamos, aquilo a que a língua dá nome, as coisas não são coisas enquanto não são nomeadas. A linguagem é uma forma de interpretar a realidade, as coisas, objetos, enfim, não podem substituir as palavras e para isso ela depende da criação e manutenção de regras para sobreviver e continuar seu principal papel que é a comunicação entre os homens. Mas será que novas formas de expressá-la prejudicam sua manutenção e comunicação entre as pessoas?

A função informativa da linguagem tem importância central na história do homem, para cada indivíduo a linguagem permite conhecer o mundo, para o grupo possibilita o acúmulo de conhecimentos e de experiências e consequentemente o ensinamento a outros indivíduos. Pela linguagem as pessoas são induzidas a fazerem determinadas coisas, a crerem em determinadas coisas e idéias, a sentirem determinadas emoções, a demonstrarem determinados sentimentos (amor, desprezo, desdém, raiva, etc.), ou seja, influencia a maneira de convivência das pessoas.

As variações que a linguagem escrita sofre ao longo dos tempos, se dão pelas relações sociais humanas, ou seja, a forma de viver, o ritmo e o tipo de produção material e intelectual de cada sociedade e principalmente nos dias atuais em que o ritmo do capitalismo desenfreado força as pessoas a produzirem cada vez mais e mais rápido, fazendo com que suas relações comunicativas também sofram essas mudanças e se moldem a esse ritmo de produção acelerado, criando e reinventando novos conceitos e termos.

As abreviações utilizadas na internet como por exemplo: vc, blz, hj, bjs...são exemplos de como as relações sociais com os meios de produção material afetam diretamente a maneira de se comunicar, esses hábitos colocam a escrita formal em risco na medida em que não existam pessoas que se preocupem em preservar e adequar regras de linguagem as relações do dia-a-dia.

MARCELO BENIGNO LIRA DA SILVA

2 comentários:

  1. Com certeza o mundo nos cobra mais, e que tudo seja mais rápido por isso temos que acompanhar e não nos perder em meio a escrita.

    jamille

    ResponderExcluir
  2. Vamos atender ao monstro siste?

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir