segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A nova linguagem em construção

No mundo digital de hoje o que as pessoas querem é rapidez pois quanto maior e mais rápido for a resposta de um bate papo por exemplo, melhor fica a conversa, então os os internautas que estão criando um novo tipo de linguagem que é composta basicamente por abreviações da língua que facilita para o usuário da rede se corresponder sem demora.A internet ajuda a aproximar os amigos, facilita a paquera e a pesquisa escolar. Com isso muitos jovens passam horas na frente de um computador, de tanto conversar, a garotada acabou criando uma linguagem própria para o computador. Um jeito, digamos, bem diferente de escrever.

E se não bastasse esse novo tipo de escrita está se divulgando rapidamente pela internet ela em vestibulares.Tudo isso só porque "esquecemos"o nosso velho amigo o português.

Mas isso não começou agora, isso já vem vindo desde o tempo da Brasil império que se começou a abreviar algumas palavras por exemplo a palavra você que foi sofrendo várias contrações até chegar ao estágio que esta hoje.

O que as pessoas querem é facilidade e comodismo, pouquíssimas pessoas se importam com as regras gramaticais quando está em um bate-papo ou escrevendo algo para si. Imagine como seriam os textos digitados no Word se não fosse a auto correção!

Tudo tem seu tempo e lugar. A linguagem da Internet deve ser usada nos momentos certos, somente na Internet e não transferi-la para os dias atuais, pois assim estamos assassinando nossa gramática.

Devemos adequar nossa linguagem conforme estamos reunidos no meio social. Se estivermos em casa podemos usar a linguagem coloquial. Se estivermos em uma reunião devemos falar formalmente e não ficarmos usando gírias da própria net.

E parece que isso não para por aí pois as palavras continuam sofrendo contrações para facilitar a suia pronúncia e a sua escrita.Hoje muitos de nós estamos ligados diariamente na internet e usamos esta linguagem em nosso dia-a-dia.Não é errado mas devemos usá-las nos momentos certos.


Helionora Braga

2 comentários:

  1. Seremos socialmente interpletativos, e seguiremos a tendencia desta nova decada, se não a um talvez era...Deixemos de lado a velha caça as bruxas da linguagem, ou vicios da mesma;
    Porque a realmente uma nova linguagem ai, um novo senso comum em formação para com uma nova norma culta. O novo ponto alvo do tempo em nossa nova historia critica, e infelizmente é o uso aprimorado de vicios de linguagem.

    ResponderExcluir
  2. De fato isso ocorre. Os usuários da internet tendem a querer que as conversas ocorram como se estivéssemos conversando pessoalmente, sem interrupções e o mais rápido possível. Provocando, assim, as devidas abreviações conhecidas por quem utiliza esse meio de comunicação. Mas como você mesma afirmou não devemos excluí-la, pois é uma forma de escrita própria da internet, mas sim saber diferenciar os momentos de escrever de tal forma.

    ResponderExcluir