quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MEU MUNDO, MINHA LÍNGUA


Durante toda a história o homem buscando conforto,comodidade e praticidade transforma o meio adaptando-o às suas necessidades. Não foi diferente com a línguagem oral e escrita. Elas têm sofrido transformações adaptando-se ao modo de vida contemporâneo. O homem cada vez mais ocupado, cada vez mais sem tempo disponívelaplica isso até em sua forma de falar e escrever.
É o que acontece, comumente, quando usamos as páginas de comunicação da internet. Observando palavras compactas ao ponto de, às vezes, nem serem entendida pelo receptor da mensagem.
Isso pode afetar diretamente o aprendizado e o ensino da língua. Se por vezes me pego escrevendo em meus textos ñ ao invés de não; vc ao invés de você; tbm ao invés de também e até mto ao invés de muito. Se eu, que posso dizer, que conheço um pouco de nossa gramática cometo esses erros ora por descuido ora por por pressa, o que dizer das crianças que têm contato com a escola há pouco tempo e junto com a escola acesso irrestrito à internet?
Como fica a o aprendizado de uma criança que na escola aprende a escrever obrigada e q passa boa parte do tempo digitando obg?
Ela certamente irá optar pela forma mais simples e objetiva possível. Assim ela terá mais tempo de conversa se digitar palavras mais curtas. Essa é uma forma bem prática de economia de tempo tão necessária na sociedade contemporânea.
Se para mim ou para você, leitor, esse é um assunto de pouca relevância que pouco ou de maneira alguma vá afetar nossa maneira de falar ou escrever, sem sombra de dúvida afetará as nossas crianças. Crianças estas que serão, futuramente, os autores dos livros que os nossos filhos lerão.


Aurenice Santos de Azevedo

2 comentários:

  1. Gostei de seu texto, ele esta todo voltado em vicios de linguagens e como os usalos bem em destaque para com o dia a dia, devido a mutação da linguagem desde o seu nascimento a te hoje, ou como preferir...Hj.

    ResponderExcluir
  2. bom texto! tem um titulo muito provocante de opiniões

    ResponderExcluir