sábado, 7 de novembro de 2009

LINGUAGEM PRÁTICA E RÁPIDA

Para comunicarem-se com mais rapidez e praticidade os jovens internautas criaram e continuam criando novas maneiras de se comunicarem digitalmente, através de uma nova forma de linguagem, por exemplo, a redução de letras das palavras que são mais utilizada em suas conversações via e-mails, bate-papos, weblogs, orkut e etc. Tipo ao invés de você usa-se "vc"; ao invés de também usa-se "tb"; ou ao invés de teclar usa-se "tc", e assim por diante, usa-se também outros caracteres tipo figuras animadas para expressar algum tipo de sentimento.
Alguém pode até acreditar que esta linguagem utilizada na internet não prejudica e nem deve ser considerada uma ameaça para a forma culta da escrita utilizado por alunos nas escolas na elaboração de artigos de opinião, relatórios, provas e etc. Pois não passa mais de uma moda dos jovens diante das tecnologias por eles dominadas.
No entanto é uma questão de bom senso de cada um ter controle. Há textos que podem ser escritos com esta linguagem, que é utilizado em conversar informais entre conhecidos, ganhando tempo até mesmo para conseguir alguma informação importante para elaborar trabalhos com objetivo avaliativo escolar. Estes sim devem ser escritos na forma culta da língua.



RENATO MELO DE LIMA. II período de História

5 comentários:

  1. acredito que não ,porque dessa forma ao meu ponto de vista a escrita fica" vazia" e desvalorizada , e como sera daqui vinte anos ,ja que do jeito que vai ja não mais as pessoas obedecem as normas da linguagem.sivaldo 2ªperiado de história.

    ResponderExcluir
  2. Claro e preciso nas ideias, vai direto ao ponto sem "rodeios", bom texto.

    DOMILTO

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE QUE NAO PODE SER USADO EM TEXTOS ESCOLARES ESSA FORMA MAS VAI DO BOM SENSO DE CADA UM ESCREVER CORRETO.

    JAMILLE DE S. SILVA

    ResponderExcluir
  4. Bom, que a verdade seja dita...Escrever sem serimonias, no leigo sem rodeios, é um aspecto tentador para com a escrita. Porem ja á uma consepção de escrita hoje formada, tem base, e tentar mudar não creio que seria o viavel;
    Adicionar palavras ao cotidiano informal podesse ser opção, mas assim mesmo ainda não o fazemos em anbto formais, como por exemplo: Concursos, e ou trabalhos da escola, faculdade, ou curriculos, entre outros.

    ResponderExcluir