sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Língua Portuguesa Merece Mais Respeito



Desde criança, quando entramos na escola e começamos a dar os primeiros passos na árdua tarefa de aprender a ler e a escrever, temos muitas dificuldades para assimilar esses conhecimentos. Com o passar dos anos, começamos realmente a adquirir esses conhecimentos de uma forma lenta e dar mais valor ao que aprendemos.

A medida em que o mundo capitalista, que só visa o lucro acima de tudo, atormenta as pessoas para produzirem mais e com maior rapidez, algumas pessoas tendem a economizar nas palavras escritas e nas formas de se comunicarem com as outras pessoas através da rede mundial de computadores, a tão famosa internet e através dos torpedos enviados pelos celulares.

Uns alegam "economizar nas letras" devido a esses serviços (torpedos) serem cobrados através da quantidade de letras digitadas no mesmo. Neste caso, não seria necessário tanta economia, pois uma letra a mais ou a menos não diferenciaria tanto no valor cobrado por tal serviço. Há quem acredite que foi devido a esse problema que essa mania de "engolir as letras" invadiu as comunidades de relacionamentos virtuais. Mas, na internet não há cobrança a mais por letra digitada. O serviço é cobrado de outra forma, não sendo justificativa para se "esquartejar" a Língua Portuguesa, cortando letras e números e prejudicando o entendimento de outras pessoas que não estão habituadas a escrever nem a ler esses tipos de textos, geralmente escritos por pessoas, que talvez, não tenham um bom domínio da escrita correta ou é apenas preguiça de digitar algumas letras a mais para com isso melhorar a estética e o entendimento geral de seu texto.

José Domilto da Silva
2ª Período de História

6 comentários:

  1. concordo, acredito que a linguagem não pode ficar desse jeito ,porque como será o amanhã da linguagem se na verdade os alunos estão não mais escrevendo de maneira correta. sivaldo 2ªperiodo de história

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE TEM QUE SE TER UM MEIO TERMO PARA CADA SITUAÇÃO NAO PODEMOS SEMPRE CONDENAR E SIM APRENDER COM O DIFERENTE.

    JAMILLE DE S. SILVA

    ResponderExcluir
  3. O que vemos a cada dia, são as pessoas (principalmente os jovens) menos preocupados com a forma culta de nossa escrita, vulgarizando ainda mais o nosso idioma (que é tão belo); se dessa forma continuar não sei como estará a escrita e própria linguagem no futuro.

    Emanoel Atanásio

    ResponderExcluir
  4. Por todo o seu texto creio ter percebido uma abordagem introdutoria direta na area pedagogica ao ensino, deste seus aspectos primarios aos frutiferos ultimos dias ao anbto academico, e com isto a interação divulgada em forma de comunicação. Os argumentos propriamente ditos, não economizão pontos para com a abordagem, apenas os utilizão de uma forma mais resumida e bruta, levando o mal ensino a justificativa de hoje usarmos uma escrita resumida e pouco aprimorada a uma boa e cordião comunicação.

    ResponderExcluir
  5. Nós levamos tanto tempo para dominarmos ( claro que não completamente) a linguagem, que me parece ser essa pratica por preguiça ou não um mau habito que a longa data interferirá a produção textual das pessoas em questão.

    Rosineide dos S. Silva

    ResponderExcluir
  6. O internetês não desrespeita a nossa língua portuguesa.
    Se uma mudança de escrita é um desrespeito a escrita, esse ano ele foi desrespeitada pelo a nova regra ortográfica? Já que nós aprendemos guando éramos crianças um forma de escrever e esse ano mudou um monte de coisa?
    Lendo alguns livros de Machado de Assis, podemos ver a transformação da escrita para os dias atuais, a escrita da língua portuguesa esta sempre em transformação.

    ResponderExcluir