quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Internet, comunicação e linguagem

A tecnologia cresce rapidamente que se torna difícil de acompanhá-la. A cada dia, novos equipamentos surgem no mundo e, em pouco tempo, o que era de última geração passa a ser substituído em nome do conforto e da rapidez. A área que mais tem avançado e se difundido em praticamente todas as classes sociais é a informática. E, justamente com esse desenvolvimento, cresce a preocupação de pais e professores com a linguagem que os jovens utilizam na internet, denominada, hoje, de “internetês”.
Antes de criticarem, as pessoas deveriam perceber que a internet é um meio que exige agilidade e rapidez, a escrita por meio de abreviaturas faz com que a comunicação seja mais rápida, simulando assim a mesma rapidez da fala. Óbvio que, o exercício da escrita leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas. Não vejo como problema, a escrita abreviada e em códigos, a que hoje se denomina “internetês”. Isso porque as formas gramaticais e cultas da língua não são deixadas de lado. Os professores têm programas a serem cumpridos e exigem dos alunos os conhecimentos necessários, seja durante as aulas, durante as provas ou nas redações. Além disso, o papel social da escola é o de formar sujeitos capazes de se integrar ao mundo.
Essa forma de escrita faz parte do dia-a-dia virtual de milhões de jovens e não temos como ignorá-la, não temos meios e nem devemos impedi-la. A língua é um sistema vivo e adapta-se as situações de comunicação. Creio que o “internetês” não prejudica o bom português, a norma culta, desde que, os jovens tenham acesso a bons livros, jornais e revistas.

José Luiz Xavier Filho
2° Período – História
UPE

2 comentários:

  1. Concordo com você Zé, principalmente pela linha de pensamento que você seguiu para fazer seu artigo é bem parecida com a minha. A agilidade conta muito nesse momento que se está vivendo a sociedade em relação a internet, tem que se adequar a esse meio de comunicação, e se ele mesmo é rapido então vamos procurar se adaptar a situação da comunicação como você mesmo escreve em seu texto.

    JOÃO PEREIRA JUNIOR

    ResponderExcluir
  2. Concordo em manter estes meios de maior acesso, meios de maior precisão e rapidos para trabalhos, mas apenas para rascunhos, não para o trabalho dito, manter a norma culta e se adequar a novos vicios de linguagem em fim é uma opção dialetica aceitavel.

    ResponderExcluir