quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A interferência da internet no aprendizado

Atualmente, um dos meios tecnológicos mais utilizados pelas pessoas, é a internet. Através dela, é possível se conectar com os quatro cantos do mundo, sem ao menos levantar-se da cadeira, desta forma, pode-se resolver desde questões importantes de trabalho ou até estabelecer um simples bate papo entre amigos ou pessoas desconhecidas.

A internet, além de possibilitar este intercâmbio entre as pessoas, facilitou para estas, uma vida mais dinâmica e rápida, o que é necessário na vida corrida que levam hoje em dia. Por outro lado, trouxe também sérios problemas, que muitas vezes denigrem a imagem de algumas pessoas e até induz outras a cometer diversos tipos de crime, assim ela deixa de ser uma ferramenta aliada ao homem e torna-se uma arma muito perigosa.

Entre milhões de internautas, a grande maioria são jovens, que a utilizam principalmente para relacionar-se com outros jovens, através de bate-papos, weblogs, e Orkut. Esta interação ocorre de forma cada vez mais rápida, ou seja, quando se recebe uma mensagem, instantaneamente é enviada outra, para não se perder tempo, as palavras são digitadas resumidamente, de forma que o receptor a entenda e envie a resposta, também com palavras cortadas, agilizando a comunicação entre ambos.

Esta forma de escrita, a qual os jovens digitam as palavras abreviadas, pode significar uma distorção no aprendizado correto da escrita, principalmente entre aqueles que estão iniciando a vida escolar, gerando confusão na hora de produzir um texto por exemplo.

Além de causar um mau aprendizado, pode levar a um costume rotineiro, que mesmo tendo aprendido a forma correta de se escrever, comete sem se dar conta, o vício da escrita instantânea, podendo ser prejudicado num texto importante, por isso, é necessário tentar o máximo, livrar-se do hábito vicioso de se escrever errado, pois certos costumes quando praticados com frequência, podem tornar-se irreversíveis e prejudiciais a vida de quem os pratica.

Luana da Silva Braz


4 comentários:

  1. Bom texto, com bons argumentos que explicam com clareza a sua opinião sobre o assunto.

    Domilto

    ResponderExcluir
  2. É um tema bastante pedagogico...Porem ainda sou um daqueles que defendem a dialetica entre presuposta entre manter a nova linguagem e a linguagem dita como norma culta, porem as duas em anbos aspectos. uma apenas para o sentido informal e outra para o forma, uma para rascunho e outra para o trabalho feito.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um tema bastante interessante e atual mas muitas vezeséssa interferência acaba prejudicando muitas coisas da nossa linguagem.


    adorei o tema e o conteúdo.

    ResponderExcluir