terça-feira, 10 de novembro de 2009

A influência da internet na escrita dos jovens do século XXI

No início da escrita nas antigas civilizações quando ainda começava a se formar os grandes impérios - esta que seria mais uma das criações do homem - sendo mais um passo para a sua "emancipação". A escrita que no início era cuneiforme apresentando dessa forma caracteres e símbolos próprios para a necessidade de uma época, foi evoluindo com o passar dos "tempos", até chegar à forma que a conhecemos hoje, este elevado grau de complexidade.
A escrita passou por vários processos ao longo da história; ela foi se transformando à medida que sociedade evoluía e esta não mais atendia aos padrões da mesma. Com o tempo a escrita tornou-se ferramenta fundamental na comunicação entre os povos e/ou civilizações, havendo uma maior acessibilidade a ela (embora ainda hoje tenha milhões de analfabetos em todo mundo, principalmente nos países mais pobres), já que no início era restrita apenas aos escribas e a uma pequena parcela da sociedade.
Com as sucessivas transformações que passou a escrita, desenvolveu-se um alfabeto universal, facilitando assim o acesso à mesma. Entretanto, com a globalização e os avanços tecnológicos que passou o mundo, desenvolveu-se uma "nova" escrita, cheia de códigos e minimização das palavras; esta é a escrita utilizada pelos internautas nas redes mundiais de computadores. Qual seria a influência de tal escrita na forma culta da mesma, nas pessoas que utilizam este jogo de sinais? Já que é cada vez maior o número de adeptos a tal modo de escrita nas redes de computadores, principalmente entre os jovens!
Ao acessarmos as "salas" de bate papo na internet, o que vemos são palavras reduzidas e minimizadas ao máximo, formando assim códigos e um grande jogo de sinais bastante peculiar para os que utilizam tal escrita e/ou linguagem; influenciando dessa forma na norma culta da escrita e, até mesmo na linguagem dos que utilizam esse modo de escrever. A cada dia com mais adeptos, tal escrita tende a vulgarizar (ainda mais) a norma culta da mesma, prejudicando assim quem o utiliza - as redações do Enem e dos vestibulares estão aí para provar os grotescos erros de português cometidos pelos jovens - que são os que mais aderem a tal escrita, não falo aqui que o único responsável por isso seja à internet ou tal escrita, existem outros fatores responsáveis, um deles é este. Sabemos que a internet é muito importante, principalmente na busca por pesquisa, aprendizado e conhecimento, mas qual conhecimento, aprendizado ou até mesmo leitura que posso buscar no MSN?
Com o advento da pós-modernidade realizamos tarefas múltiplas todos os dias. Tivemos que "encontrar" um jeito prático e eficiente para a realização de tais tarefas (até vulgarizar a nossa escrita) atendendo assim aos anseios do sistema. Quão melancólico tornou-se a sociedade graças (em grande parte) ao capitalismo!
Com os jovens sendo influenciado por esse modo de escrever, como se conceberá não só a escrita como também a própria linguagem no futuro? Bem, só o "tempo" poderá "responder" a essa questão. Sabemos apenas que tal escrita soa como um alerta para nós que pretendemos seguir por esse caminho (ser um educador) de não conscientizar somente, mas também mostrar na prática que a escrita utilizada dessa forma faz com que diminuamos o nosso vocabulário, o uso da linguagem, além de prejudicar na forma culta da escrita e contribuir um pouco mais para a vulgarização da nossa língua.

Emanoel Magno Atanásio de Oliveira. 2° período de História - UPE - FACETEG

3 comentários:

  1. O que é o seculo XXI se não o seculo dos aprimoramentos, trasendo consigo novos conceitos de analises fundamentais e rapidas ao ser dito como homem. A comunicação e a escrita estão sempre a margem disto, a margem de qualquer evolução afinal elas são a evolução, que formão um quadro e seguem um contexto de ajuda nescessaria. Linguagens virtuais decaem a norma culta burlando qualquer sentido adepto a ela, porem tambem consede um novo senso, uma nova visão ideologica de como o mundo evolui e com ele o ser humano, o qual evoluem juntos em diferentes aspectos.

    ResponderExcluir
  2. No caso da escrita no MSN, no Orkut e na internet em geral, não se trata de evolução, mas de involução da escrita, já que esta passou por tantos processos e transformações, acompanhando assim a evolução humana, hoje ela não evoluí, infelizmente involuí! O título poderia até ser: involução da escrita.

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir