quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A "evolução" da escrita

Ao abrir meu e-mail me deparo sempre com textos contendo inúmeras abreviações, como por exemplo:vc, o q , pq, cm, hj e etc. Estas palavras são inexistente no dicionário, mas muito presente em textos e conversas pela internet. Enquanto nossos antepassados demoraram milhares de anos para desenvolver a escrita, nós a empobrecemos em décadas.
Hoje em dia, as palavras abreviadas invadiram o nosso cotidiano, tornando-se um hábito em nossa escrita.As cartas, os bilhetes, recadinhos, e-mails se tornaram vítimas desta "evolução" gramatical.O uso constante destas abreviações se absorveu de uma maneira intensa que muitas vezes escremos o texto com inúmeras palavras abreviadas como se estivesse certo gramaticalmente.
Ao realizar uma pesquisa de campo, perguntei aos entrevistados o motivo de tantas abreviações,eles citam: preguiça de escrever períodos longos; o fator de se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, exige uma agilidade na escrita e etc.
Onde iremos parar com tantas abreviações?A escrita virtual acabará com o texto escrito?Como será os dicionários daqui à dez anos? Se continuar esta "evolução" será necessário um dicionário de abreviações.
Se continuarmos deste jeito a nossa escrita atual será substituida facilmente por inúmeras abreviações.Os computadores estão sendo a transformação cultural da década em que vivemos. A escrita usada de maneira errada poderá ser o empobrecimento da nossa escrita.
Fabiana de Souza Santos - 2º Período de História

5 comentários:

  1. Concordo com você Fabiana, quando diz: que empobrecemos a nossa escrita, pois fazendo o uso tão disperso da faz com que ela perca a sua formalidade.

    Flávia Marina Patricio de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Acho normais auguns vicios de linguagens para com o anbto virtual e ou em rede, porem para trabalhos formais estes tipos de uso se tornão inadequados, e improprios.

    ResponderExcluir
  3. "Empobrecimento" da escrita, gostei do artigo! O que acontecerá com nossa escrita no futuro? Evolução, será?

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir
  4. Essa última questão levantada, pode ser aplicada até mesmo em filmes futuristas:
    " Como será os dicionários daqui à dez anos? Se continuar esta "evolução" será necessário um dicionário de abreviações.
    Se continuarmos deste jeito a nossa escrita atual será substituida facilmente por inúmeras abreviações." ( Fabiana )

    é um caso serio a ser tratado, porque nós mesmos caímos na tentação, mesmo tendo titulos de cursos superiores, mas a agilidade da internet nos chama a acompanhar essa nova escrita internetica, que deve ser usada só na internet e não ser confundida com textos academicos.

    joão pereira junior

    ResponderExcluir