sábado, 14 de novembro de 2009

Corrigindo a nossa escrita

Estava lendo o texto de Sírio Possenti na revista Língua, nº 46 de agosto de 2009, e percebi que a palavra na língua portuguesa possui alguns absurdos, algumas falhas, mas que mesmo assim até os intelectuais a utilizam. Então porque criticar a escrita na internet? Não é errado, é só mais um modo informal de linguagem. Qualquer pessoa que saiba utilizar à escrita com cautela sabe que nem tudo é coerente a um determinado texto. O correto não é excluir uma forma nova de escrita, mas saber onde e quando utilizá-la.

Não é difícil de imaginar os motivos pelo qual a linguagem é simplificada, resumida, reescrita pelos usuários na internet. A necessidade de agilidade e de comodidade na hora da digitação não é muito compatível a tantos acentos, vírgulas, pontuações, regras de sintática e de semântica. É mais prático excluir tudo que seja complicado do que complicar o que pode ser tão prático.

O difícil é depois. Separar o momento de utilizar essa “nova” forma de escrita. Não muito para aqueles que se encontram em níveis mais elevados da aprendizagem escolar e acadêmica, mesmo estes também cometendo erros ortográficos por influência da internet, havendo até casos de esquecimento de como certas palavras devem ser escritas corretamente. Mas sim tendo mais em vista os “pequenos” internautas, àqueles que se encontram no início da vida escolar e que podem ser altamente prejudicados se não forem alertados precocemente.

Por fim, vale ressaltar que a internet quando surgiu não trouxe junto essa “nova escrita”, foram na verdade os próprios internautas que a criaram. Então não se deve julgar e querer excluir um meio de comunicação que traz tantos benefícios para a sociedade por causa de um erro do próprio homem. Se nós criamos esse defeito da internet, somos nós que devemos nos corrigir.



Maísa Moura
2º período de História

8 comentários:

  1. Achei muito interessante quando voce coloca no seu texto que a internet não é culpada pelo erro quem erra são os internautas.

    ResponderExcluir
  2. A pretensão é justamente corrigir e não excluir.

    Emanoel atanásio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Achei seu artigo bem nutritivo, gostei do tema que voce utilisou, e os destaques feito na escrita, bom uso de linguagem e do vocabulario tambem, alem de ter feito uma referencia no começo de seu texto, para engrandecer seu artigo.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto com uma "agressividade provocativa".

    ResponderExcluir
  7. Meu pensamento é um pouco diferente do seu, mas é uma boa proposta quando você cita que "...não se deve julgar e querer excluir um meio de comunicação que traz tantos benefícios para a sociedade por causa de um erro do próprio homem. Se nós criamos esse defeito da internet, somos nós que devemos nos corrigir."

    Pois é, se nós buscassemos não escrever na internet da forma que outros internautas ou "tempo" nos coloca, seria bem melhor para aprender e ensinar

    Josiel Bento

    ResponderExcluir
  8. Otimo artigo Maisa, Bem colocada essa questão "O correto não é excluir uma forma nova de escrita, mas saber onde e quando utilizá-la." nos devemos saber quando usar esse tipo de linguagem e ja que fomos nos que a criamos, devemos saber quando corigi-lo para que nao precisar-mos excluir , que tambem nem devemos escluir esse meio de comunicação tão eficientes "para alguns".

    ResponderExcluir