quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A escrita uma constante adequação

A necessidade de interagir rapidamente com as pessoas faz com que o internauta use uma forma própria de expressão através da escrita, que permite a informalidade, ajudando durante o diálogo. Porém esse novo gênero recebe várias críticas por ir contra a linguagem formal, não na internet, mas por prejudicar o rendimento das pessoas fora desta.


Essa nova forma de escrita vem causando polêmica entre acadêmicos, que argumentam a má influência desse gênero para o desenvolvimento dos jovens e adultos. Que de fato é verdade, pois o que acontece é que as pessoas não estão sabendo distinguir os momentos de escrever formal e informalmente. O “internetês” começa a ser uma ameaça quando não se consegue “desconectar”, lavando a linguagem utilizada em Blogs e bate-papos para textos acadêmicos, provas de vestibulares e de concursos públicos.


Pode-se observar que quem sai mais prejudicado é quem escreve dessa forma. Falo isso não para jovens, que ainda podem ter na escola um aliado contra essa influência, mas sim para pessoas que não estão constantemente praticando a escrita e a leitura, e que não conseguem mais distinguir que para cada tipo de ambiente existe uma determinada forma de escrever e de falar corretamente, ou até mesmo sabem disso, mas por estarem acostumado a uma determinada rapidez e agilidade na hora de escrever não prestam atenção e acabam errando.


A forma de escrever pode dizer muito sobre a pessoa, pois quando se escreve um texto cria-se uma identidade, uma estética. A escola deve ser uma grande aliada do jovem auxiliando no aprendizado e estimulando a leitura e o exercício da escrita culta, para aperfeiçoar o texto, ampliar o vocabulário e elaborar as idéias de forma clara e correta.


Cristiane Souza

2º Período de história

2 comentários:

  1. Concordo que esta nova escrita causa polemica, ao uso extravagante e desenfreada, porem ainda defendo a mutação como parte de um desenvolvimento humano do raciocinio humano, é esperado que nos como seres humanos sempre encontremos jeitos mais faceis e eficaz a uma escrita, porem não as devemos usar em certos âmbitos sociais, porem podemos aplicar em forma de rascunhos, ou similares.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, muito coerente a sua idéia, de fato somente maus leitores serão influenciados a utilizar o internetês em qualquer situação.

    Um Abraço
    Ecia Mônica

    ResponderExcluir