quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A escrita respeitando a norma culta da língua portuguesa

A língua é um código de que serve o homem para elaborar mensagens para se comunicar, assim existem a modalidade de língua culta e modaldade de língua popular. A língua de modalidade culta compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade e é a língua utilizada pelos veículos de comunicação de massa, emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc, cuja função é a de serem aliados da escola prestando serviço à sociedade, colaborando na educação e não justamente ao contrário. De modalidade popular, ou língua cotidiana, apresenta gradaçãoes diversas, com suas gírias, sendo mais espontânea e "criativa", ela é mais expressiva e dinâmica pois se torna mais "fácil".
A grande população faz o uso da linguagem de forma e expressões populares, sem se preocupar com nenhuma regra formal do padrão linguístico da lingua portuguesa. Esse uso da língua popular acontece no momento íntimo e o das liberdades da fala, na internet entre amigos onde vemos a maior facilidade como os grande erros de comunicação a informalidade prevalece sobre a norma culta deixando-os mais livres. Como forma de respeito, tornam-se por base normas estabelicidas na gramática, ou seja, a norma culta, e a linguagem se torna um costume a qual devemos adquirir.
O que normalmente se comete são trasgressões da norma culta, a forma como escreve ou fala denota o cuidado na escolha das palavras, e essa maneira que se trasmite é capaz de sensibilizar , a clareza com que o faz trasmite exatamente o que quer dizer. E isso faz toda a diferença na comunicação.
Flávia Marina Patricio de Moraes
II Período de História
FACETEG- UPE

Um comentário:

  1. Sim concordo, para com a escrita formal, porem para rascunhos e textos de anbto virtual ou em rede, não creio que a regla esteja em uso.

    ResponderExcluir