domingo, 8 de novembro de 2009

Escrita internalta e subjetividade

A escirita utilizada pelos jovens internautas tem um alto grau de informalidade vigente principalmente, numa simplificação dos signos de nossa escrita. Tal simplificação empobrece substancialmente um vocabulário articulado de ricos instrumentos metalingüístico que objetiva visão os textos e/ou melhor, expõe as idéias e pensamentos.
Um exemplo simples é a metamorfose ortográfica do pronome de tratamento "você"; já há décadas o mesmo pronome era transcrito na forma de "vós mercê" e com o tempo fora sancionado na forma culta como você. Já na "escrita internauta" sua escrita é "vc". Porém, a simplificação não se restringe apenas ao âmbito ortográfico em si, mas também na própria semântica no que se remete a exposição de informações, conteúdos ou idéias. Por exemplo, em vez de escrever "você é de mais, "escreve-se" "vc é d+". Primeiramente, o próprio termo "demais", nesse sentido da frase, assume uma categoria de gírias, substituindo palavras como excepcionalmente ou incrível. E depois os elementos "d+" funcionam como um símbolo a parte de nossa escrita, ou seja um novo caracteres vulgarizado nesse sistema.
Sendo assim, não seria exagero dizer que a escrita internauta prontifica-se num elo contraditório no que se refere a modernidade tecnológica e evolução de um elemento cultural simbólico, escrita - em termos históricos; ou seja poderia-se fala em "involução" da escrita, já que a evolução da mesma foi determinada como aumento da complexidade direcionada a elaboração de novos elementos articulativos que objetivando mais, semânticamente, as informações dos textos. O que, no entanto, ocorre o inverso na escrita utilizado pelos jovens internautas. Ora, novos caracteres são assumidos como modalidade super-práticas numa escrita principalmente na linguagem comunicativa informal. De forma que evoluiu a adaptação expositiva de idéias abstratas numa subjetividade que, contraditoriamente, se objetivou a fofoca ou vida social-pessoal mesclada ao senso comum, ou seja, a simplificação articulativa, metalinguisticamente falando, usada pelos internautas não fornecerá jamais objetividade nas comunicações onde se busca conhecimentos novos, por exemplo. Seriam então, ineficientes as ciências, as filosofias, ou qualquer outra forma de conhecimento e/ou acumulo de experiência; ou ainda, exposição de idéias psiquicamente mais complexas.
Logo, conclui-se que tal fator indesejável a subjetividade - nas situações em que se exige uma uniformidade de riquezas articuladas - semântica diante um complexo sistema simbólico que é a linguagem escrita. É justamente o que caracteriza o quadro atual da dificuldade de muitos jovens de lidarem com a linguagem formal nas necessidades instrutivas educacionais dos mesmos. A dificuldade de ser claro ou objetivo em dissertações de projetos científicos, por exemplo, ou mesmo numa simples redação de vestibular pode, entre outros motivos, ser conseqüência da à comodidade desses jovens para com a escrita internauta, como venho denominando no decorrer do texto. Afinal, trata-se de idéias, pensamentos, ou ainda, informações que não são como antígenos que serão recebidos por um conjunto de "anticorpos reconhecedores no entendimento de todas as mentes". Assim, têm que modelar esses "antígenos informantes" para que sejam bem reconhecidos por todo o público. A intenção é evitar a subjetividade.

Iolanda Cardoso de Santana. II Período de História - UPE - FECETEG

4 comentários:

  1. "Involução" da escrita! Belo artigo!

    Emanoel Atanásio

    ResponderExcluir
  2. muito bom o artigo linguagem objetiva e descritiva,uma união que da certo! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. O conjunto de ideias representativas do objeto de estudo "Homem", e ou ser humano compreende meios analiticos de expor interações, uma delas é a escrita;
    E a ação da escrita por parte do homem como internalta vem sendo, estabelecer uma nova função, novos pontos caracteres ou sinbolicos, que melhor coordenem seus meios praticos de convivencia, ou seja a comunicação. "Sempre evoluir" acho que esta é a ideia do homem, ate que ponto isto é subjetivo não sei...Porem a evolução do homem em favor da comunicação ou da escrida espandi-se de uma forma evolvente e formidavel se não eloquente a um meio deliberado e extraordinariamente escencial na vida hoje como homem social.

    ResponderExcluir
  4. Nem sempre tudo no homem é evolução.

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir