quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escrita e Linguagem nos Tempos Modernos

O início do século XX é marcado com a revolução industrial e o surgimento do regime capitalista, que caracterizariam a modernidade. É durante este período que as fábricas funcionam a todo vapor num processo de produção intenso, numa demonstração de força diante da sociedade da época.

O regime capitalista atua de forma incoerente, pressionando a sociedade a aderir sua cosntrução ideológica de que: "tempo vale ouro", com essa ideia impregnada no cotidiano, na mente da população, a produção é acelarada de maneira que, se produz "mais em menos tempo".A ideia de produzir "mais em menos tempo" consequentemente manipula e cria nas pessoas uma dependência ao relógio, portanto suas atividades precisam ser bem administradas durante às vinte e quatro horas nesta perspectiva cronológica. A população corre de um lado para o outro aluscinadamente, o mundo torna-se pequeno, instântanio e imediatista. A comunicação imediata é a melhor forma de se encaixar neste contexto de modernidade, surge então a internet reinventando modelos de interação através do e-mail que incurta espaço e tempo, que por fim possibilita a globalização e os intercâmbios.

Mas você deve estar se perguntando, onde fica a escrita e a linguagem nesta história? Elas como elementos principais da comunicação entre os homens, também sofreram suas modificações ou mutações, para adaptar-se ao padrão de vida e de sociedade do "homem moderno".Como já citamos a ideia capitalista de que "tempo vale ouro" numa perpectiva da sociedade moderna, poderíamos dizer que abreviar as palavras sempre que possível, resulta em econômia de espaço e de tempo. Condicionado pela necessidade de economizar, o internauta procura alternativas para comunicar mais, como menos espaço e mais rapidez.

Há uma banalização entre os jovens a forma abreviada de como eles escrevem certas palavras e os erros ortográficos explícitos nas frases de maneira provocadora e intencional; conhecido como "internetês". Os jovens de todo o mundo vivem maior parte do seu tempo conectados na Internet em blogs, orkut, msn e etc. Enfim, a grande preocupação por parte de pais e professores é em saber se a forma de escrever o "internetês" está influenciando negativamente o ensino da norma padrão devido aos aspectos da variedade da Internet, como a proliferação das abreviaturas.

Podemos entrar num acordo analisando e entendendo isto como um novo elemento linguístico, ou como uma codificação da linguagem, que por sua vez os educadores definem seu papel ao mostrar e comparar as diferenças da linguagem virtual e a norma padrão de acordo com cada contexto, preparando cada jovem para as duas ou mais formas, instigando eles a identificar, respeitar as variedades da escrita e da linguagem, já que não podemos ignorar os tempos modernos e os avanços que tão de perto nos rodeiam, então a melhor maneira é aprender, desenvolver e evoluir com ela.

Paulo Eduardo Vieira
História II Período

2 comentários:

  1. A uma evolução da linguagem realmente...Porem com esta nova consepção e ou tendencia de vicios de linguagem, a evolução da linguagem se dirigiu a um campo comportamental mais mutante, se não exagerado, com em realação a seus meios.

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma das grandes preocupações dos pedagogos e educadores, é um debate que não deve ser evitado e levado muito a sério por cada um de nós.

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir