terça-feira, 10 de novembro de 2009

A escrita desvalorizada

Em nosso meio percebemos tantas coisas acontecendo, o homem destruindo o planeta, as pessoas passando fome, a crise no mundo, o desemprego, quando olhamos a nossa frente vemos o mundo diferente do que imaginamos.
Há alguns anos a escrita vem se desenvolvendo de maneira rápida, se não frearmos esse processo como será daqui a dez anos, já que a linguagem escrita passou por grandes processos de modificações na forma de se escrever. Vemos em sites como Orkut, MSN e outros, uma linguagem tão mesquinha, resumida que em alguns momentos não dá para ler, ou decifrar o que a pessoa está digitando. Em relação a essa “moda ou evolução”, sou contra porque acredito que já é difícil para as pessoas jovens aprenderem o português correto, imagine do jeito que está acontecendo, essa maneira que muitos acham uma prática legal, uma modernidade no mundo virtual, será que essa moda de palavras abreviadas e gírias resumidas ajudam o jovem na sua formação?
Aprender a escrever correto muitas vezes sendo influenciado pelo impulso da forma da escrita na internet, pode prejudicar o jovem, por exemplo, numa prova e em outros momentos. Acredito que na sociedade da mídia, as modificações estão aparecendo e, as normas gramaticais estão ficando para trás, é difícil entrar num site de relacionamento e ver uma frase sendo escrita de maneira correta, a população não tem mais responsabilidade para usar as normas certas da linguagem, para muitos não tem importância escrever corretamente.
Penso que do jeito que está evoluindo se não fizermos nada a linguagem não será mais valorizada, essa feita de qualquer forma e sem regras, ou melhor, sem normas pode virar bagunça, pois desde crianças estamos obedecendo regras na escola, quando entramos pela primeira vez na escola, as primeiras letras para nós é um motivo para se vencer desafios, poder escrevê-las e interpretá-las, percebemos a grande dificuldade para assimilar já que não é do jeito que queríamos que fosse mais sim do jeito que a instituição faz.
As mudanças estão afetando o modo como o jovem vê o mundo escrito, e falando de mundo vejo a educação escolar como uma “peça” para a formação do ser na sociedade. Será que podemos corrigir essas práticas? Sim só basta cada um fazer a sua parte, respeitando a forma correta e colocando em prática nesses sites, a forma certa de se escrever.

José Sivaldo da Silva
IIº Período – História
FACETEG – UPE

Um comentário:

  1. A realmente uma escrita desvalorizada hoje, mas tambem acho que ela nunca teve-se lá seu valor em pedestal.
    Porem a norma culta morre abundantemente, sendo substituida por fatores linguisticos limitados, tambem chamados de vicios de linguagem... Não a como impedir seu avanço, porem a como manter os dois sentidos de escrita vivos, em uma nova linguagem uma dita informal usada para rascunhos ou mesmo a linguagem virtual e uma outra dita como formal e ou culta para trabalhos entre outros.

    ResponderExcluir