sexta-feira, 13 de novembro de 2009

E aí tá ligado!!!

Diante das grandes diversidades,culturais,sociais e politicas no território brasileiro,surge diversas formas de expressão, no decorrer do tempo histórico novas formas de lingüistica vai surgir, sendo utilizada por diferentes etnias em um mesmo território.
No século XX, o Brasil foi dividido culturalmente por caracteristicas especificas de determinadas regiões geográficas, a lingüistica foi um fator determinante e continua sendo fundante nesta diversidade. A região nordeste sofreu muitas vezes de maneira preconceituosa com a marginalização do linguajar popular caracteristico dos sertanejos,o que hoje para nos brasileiros é justificavél pelas diferenças étnicas e culturais,sociais e económicas que diferencia as áreas brasileiras.
Mas passado séculos observamos a lingüistica como fato determinante para caracterizar
determinados grupos diferentes, em pleno século XXI, a língua portuguesa adere movimentos, ideologias e caracteristicas sociais,não é raro vermos grupos que possuem um linguajar caracteristico de seus integrantes, a questão étnica, económica muda o convívio social,mudando consigo as ideologias marcantes no pensamento dos indivíduos.
No decorrer das décadas do século XX vários movimentos étnicos ideacionarios como os hip na década de 60 e 70,o rock modificaram a forma de agir,pensar e principalmente a maneira de falar dos individuos da época, como sabemos a sociedade não é estática e se transforma aderindo novas caracteristicas que irá fundar determinadas caracteristicas dos indivíduos no seu tempo histórico.
Na atualidade vemos estas caracteristas se disseminando através das novas formas de comunicação existente,que através da evolução tecnológica é diferida nas novas geraçoes são caracteristicas do novo mundo capitalista que em busca de praticidade adere novas formas de se comunicar.Podemos dizer na língua juvenil que é a nova "onda" do momento "tc no msn" "add no orkut" "ñ" "bjos" expressões essas que são caracteristas praticas do novo movimento tecnológico dos internautas,o que para muitos simboliza um desparimento uma violação a forma culta da lingua portuguesa
e que se visto por uma otica liguistica pode prejudicar o desenvolvimento intelectual e cientifico da língua pois como já citado a lingua é uma fundante caracteristica de determinado povo e nação e para nós a lingua é muito mais do que modismo ou "onda do momento" é o meio comunicativo pelo qual nos relacionamos,vivemos e convivemos em sociedade.

2 comentários:

  1. Bom artigo, gostei do título!

    Emanoel Atanásio.

    ResponderExcluir
  2. Legal, gostei da linguagem abordada por todo o seu artigo, ele tem coordenação a varios aspectos dedicados a norma culta, a um padrão... realmente gostei do determinismo.

    ResponderExcluir