domingo, 8 de novembro de 2009

Comunicar-se adequadamente

Podemos identificar atualmente uma maior praticidade no modo de se escrever, utilizando-se cada vez mais abreviações sobre tudo entre os internautas que ao se comunicarem usam expressões como, por exemplo, vc (você), qd (quando), e Tb (também), diminuindo assim o tempo gasto durante a conversa. Pode-se atribuir a tal fato a crescente necessidade de nosso mundo globalizado de fazermos tudo mais rápido.

Em contraste com tanta informalidade nos deparamos com uma realidade acadêmica ou até mesmo escolar, que nos exige a utilização da língua padrão, haja visto a formalidade existente nos trabalhos realizados nesse campo de conhecimento. Mas será que o fato de estarmos habituados a uma linguagem mais informal e de mais fácil entendimento se torna um problema quando temos que escrever segundo a norma culta? Acabamos tendo dificuldade não só na escrita, mas também na leitura e interpretação dos textos que lemos? Se tornando mais difícil a sua compreensão devido à maior assimilação que temos da linguagem informal? Qual será realmente o benefício da utilização dessa linguagem presente entre os internautas.

Essas entre outras questões vêm sendo levantadas atualmente com o objetivo de identificar ate que ponto a linguagem escrita utilizada pelos jovens no meio de interação como, Orkut, MSN, pode atrapalhar na produção de seus trabalhos escolares ou acadêmicos.

Os meios de interação da internet não são de tudo prejudiciais, de certa forma o jovem está lendo e escrevendo, interagindo, argumentando, produzindo um texto, ponto positivo já que hoje em dia e principalmente no Brasil reclama-se bastante que os jovens não lêem. No entanto deve-se atentar para o fato de que a linguagem utilizada nesses meios serve apenas para os mesmos, devendo desse modo limitar-se esse tipo de linguagem apenas diante da informalidade de internet, haja visto que o uso excessivo dessas expressões informais pode acarretar o hábito de se escrever apenas com esse tipo de linguagem,prejudicando desse modo a produção de trabalhos escolares ou acadêmicos, já que os mesmos não se utilizam desta linguagem. Devemos saber como comunicarmos, expressarmos nossas idéias e usar o tipo de linguagem adequada para cada ocasião, não permitindo que nossos hábitos falem por nós, viva a praticidade e a formalidade.



IRISLEIDE FERREIRA LIMA

3 comentários:

  1. CONCORDO COM ESSE TEXTO POIS EM CADA MOMENTO É
    QUE PODEMOS MOSTRAR O QUE APRENDEMOS E COMO USAR ISSO, NAO PODEMOS MISTURAR O FORMAL COM O INFORMAL MAS PODEMOS USUFRUIR DAS DUAS FORMAS.


    JAMILLE DE SIQUEIRA SILVA

    ResponderExcluir
  2. muito bom,coloca em evidência um outro olhar sobre tal questão.Parabéns

    ResponderExcluir
  3. A uma limitação concordo, uma limitação ao sistema linguistico integrado para meios de linguagem abusivos, aos meios de linguagem de facil asseso ou linguagem virtual, que burlão o sistema de lingua padrão ou norma culta. Porem podemos transformar estes meios informais de uma norna não padrão em uma norma culta, tratando dialeticamente, a uma cultura abstrata fora de nossos parametros linguisticos, que nada mais são do que a propria e comum evolução comunicativa do homem em seu berço social.

    ResponderExcluir