terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ameaça a Norma Culta da Língua Portuguesa

Existe nos dias atuais uma nova forma de escrita que surgiu com o uso freqüente da internet, fazendo com que aas pessoas esqueçam ou simplesmente deixem de lado a norma culta da língua portuguesa.
Essa escrita á muito prática para quem a utiliza e é comum entre adolecentes, jovens e até mesmo entre algumas crianças que já fazem uso da internet, que como internautas preferem talvez por uma questão de praticidade digitar seus textos de seus diálogos abreviando e resumindo as palavras, pois se seu texto ou frase ficar menor poderão digitar ainda mais rápido e assim poderão conversar com várias pessoas ao mesmo tempo .
A utilização dessa linguagem pode ser prejudicial para o desenvolvimento do conhecimento da norma culta da língua portuguesa para aqueles que a utilizam , pois os internautas passam tanto tempo, navegando na internet usando essa forma errada de linguagem que,podem vir a sentir dificuldades em escrever corretamente textos que exigem que seja utilizada a norma culta de língua portuguesa em trabalhos escolares ou até mesmo em redações de vestibulares.
A escrita dos internautas está ameaçando a forma correta de se escrever, pois as pessoas que a utilizam muitas vezes podem não pensar que nossa linguagem já passou por tantas mudanças até os dias Fe hoje que, se continuarem usando essa escrita incorreta como forma de linguagem, nossa escrita poderá continuar mudando, pois se hoje a palavra “você” está resumida a “vc” na linguagem dos internautas, como será que essa palavra será escrita daqui á dez ou quinze anos?
Essa forma errada de se escrever deve ser modificada para que nossa norma culta de escrever e falar não morra.Para que isso não aconteça as pessoas que usam a forma de linguagem da internet devem ter a consciência de que estão contribuindo para que haja quem sabe mais mudanças em nossa escrita e mudar seu hábito de escrever errado.

Jussara Ferreira da silva

4 comentários:

  1. defendo que devemos escrever de acordo com as normas culta,mas nâo podemos generalizar a linguagem dos intrernaltas como algo errado.
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Oi Jussara, defendo que as pessoas se adequem a cada ambiente já que cada um tem uma forma de linguagem, se for obsrvar por esse lado que você defende a internet está levando as pessoas a perfeiçaõ de errar, já a pratica leva a perfeição.

    JOÃO PEREIRA JUNIOR

    ResponderExcluir
  3. Banir a forma virtual de linguagem creio que esta em uso e nunca chegara em acessão...Porem estabelecer um limite da escrita dita como norma culta e vicios de linguagem é algo o qual possamos a trabalhar a longo prazo, estabelecendo um novo comportamento dialetico.

    ResponderExcluir