quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oi td bm? Vc qr tc?...




Ao longo dos tempos o homem buscou meios para comunicar-se. Criou formas adaptando-as consequentemente, como tudo que inventara. A princípio com a capacidade da fala e em seguida a escrita e suas adaptações. Esta, hoje já formalizada. Porém, sofre inúmeras mudanças geradas pela exigência cada vez maior da comunicação instantânea, onde falta tempo para tudo e para todos. Este tipo de conversa informal através da internet é necessário e praticamente indispensável em nossos dias.

Na velocidade da internet, palavras perdem e ganham sentidos e letras por si inúmeros significados. É como se voltássemos a pré-história, época das figuras rupestres e estas expressavam significado por si só. Assim os smille, famosas carinhas amarelas utilizadas para dizer algo sem necessidade de palavras nas conversas on line de diálogo instantâneo em programas como o MSN Messenger.

Por mais que facilite o diálogo entre as pessoas, periodicamente esta informalidade da escrita digital, vai tomando espaço da formalidade da escrita culta exigida. Quem perde nesse emaranhado todo de redes que ligam esta infinidade de internautas não é só a linguagem formal da escrita, mas nós mesmos, por sermos atuantes dessa mudança. Que a outras horas nos é exigido a formalidade da escrita. Contudo a rotina on line, este hábito nos permite o erro. Como componente de qualquer cultura a linguagem é a representação e muitas vezes até mesmo a sua definição. Este texto, por exemplo, a dez anos atrás seria de difícil compreensão; por abordar termos que não eram utilizados naquela época e hoje são de vocabulário popular.

Alexandre Basto Alves Costa

Um comentário:

  1. Alexandre, como pode ver as mudanças da língua não é uma coisa recente, sempre existiram/existirão, o internetês, é mais uma variação que surge de uma necessidade virtual, a rapidez da informação, entendo-a como uma riqueza da língua, desde que o indivíduo tenha contato com todos os graus de formalidade através da leitura e escrita sabendo adequar cada variação a situação de uso, já aqueles que só tem contato com esta variação, provávelmente vai querer utilizá-la em gêneros que não lhes são próprios.

    Um Abraço!
    Ecia Mônica

    ResponderExcluir