quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COMUNICAÇÃO E ESCRITA VIRTUAL: MODISMO OU DESRESPEITO LINGÜÍSTICO

No mundo agitado de hoje, vemos o surgimento e o desenvolvimento de uma nova linguagem, o que denominamos de linguagem da internet, linguagem virtual ou até mesmo o “internetês” parodiando o idioma português. Com esta nova forma de comunicação surge também uma preocupação: se esta nova forma de se comunicar, o chamado “internetês” é apenas um modismo ou um recorrente desrespeito a forma culta da língua portuguesa.

Sabemos que a linguagem tem como função ou objetivo o favorecimento da comunicação entre duas ou mais pessoas, seja a linguagem escrita ou falada, por este prisma podemos aceitar a concepção de que se a linguagem atingir satisfatoriamente seu objetivo não importará como esta é apresentada, por isso, alguns professores da língua portuguesa temem que este novo modo de comunicação invada as salas de aula e que nossos estudantes passem a adotá-lo de forma inconsequente e comecem a desaprender as normas da língua portuguesa. No entanto, para que tenhamos condições de evitar este que podemos chamar de caos gramatical, se faz necessário que professores, mais do que nunca hoje, prezem pela formalidade escrita e falada da língua portuguesa, haja vista que, nota-se atualmente um corriqueiro, porém temporário desrespeito a norma culta da língua portuguesa, o qual não se trata de um desrespeito definitivo. Assim, faz-se necessária a preservação nas escolas da linguagem falada e escrita, através de atividades escritas e avaliadas pelos professores, sendo assim, utilizada de forma impecavelmente e correta.

Os jovens não mantém suas relações sociais apenas na sala de aula ou no ambiente escolar, mas também com suas famílias, nas igrejas, no trabalho e até em ambientes de lazer, contudo, estes jovens comunicam-se corretamente utilizando as normas coloquiais da língua portuguesa adequadamente, vemos também que o chamado internetês, trata-se de um modismo gramatical, pois ao utilizarmos o “internetês” estamos diretamente interagindo com a juventude e com o mundo globalizado.

No entanto, a grande preocupação de fato é que este modismo lingüístico e gramatical não se torne um estilo fixo de comunicação entre os jovens e até adultos, em decorrência do pouco hábito de leitura que rodeia nossos jovens, adolescentes e adultos.

Alexandre Costa Salgado

2º período

História

Um comentário:

  1. Alexandre, o internetês não é motivo de preocupação desde que os professores de língua portuguesa introduzam em suas práticas a análise e exploração da linguagem de diversos gêneros textuais, assim o aluno conhecerá o gênero e a linguagem adequada de cada um de acordo com a sua função.

    Um Abraço!
    Professora Ecia Mônica

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